O nosso papo é de cinema!


Curso “Martin Scorsese: O Lobo de Hollywood”

25/04/2017    

 

Uma jornada pessoal pelo cinema do maior cineasta vivo da atualidade

Nascido no dia 17 de novembro de 1942 numa região conhecida como Little Italy, no Queens, Nova York, EUA, Martin Charles Scorsese é o maior novo de uma família de quatro pessoas – pai, Charles Scorsese, que trabalhava na região; mãe, Catherine Scorsese, dona de casa; e irmão mais velho, Frank Scorsese. Logo quando pequeno, descobriu sofrer de asma, o que o levou a uma infância mais controlada, dentro de casa, e não nas ruas. Ainda assim, tudo o que ele via nas redondezas acabou virando elemento para os filmes que viria a realizar no futuro.

O cinema ele descobriu como forma de conexão com o pai, que o levava para sessões todos os sábados à tarde. Era o único momento em que pai e filho estavam juntos, ainda que pouco falassem um com o outro – afinal, estavam assistindo ao programa. Sem entender ao certo o mundo que se abria diante seus olhos, Scorsese começou a desenhar as ideias que passavam por sua cabeça, nascendo ali uma mania que persiste até hoje – a realização de detalhados storyboards de todas as cenas a serem filmadas.

O curso Martin Scorsese: O Lobo de Hollywood pretende mostrar como esse garoto franzino se transformou no maior realizador vivo em atividade. Com quase sessenta títulos no currículo, entre longas de ficção, documentários, musicais, programas de televisão, videoclipes e curtas-metragens, Scorsese está na atividade há mais de cinco décadas, entregando obras que de um modo ou de outro sempre se destacam. Formado em quatro módulos, abrangendo etapas distintas na formação do artista, as atividades propostas irão se debruçar por cada uma das suas principais e mais marcantes realizações, prosseguindo de forma cronológica desde os seus primeiros passos, os momentos de turbulência física e emocional, o ocaso profissional, a consagração e a busca por valores mais amplos e inesperados. Ricamente ilustrado com cenas selecionadas de praticamente todos os seus filmes, esta é uma oportunidade única de imersão quase completa na visão e na arte de um dos maiores diretores do cinema mundial.

 

MÓDULO 1: Rebeldia
Quem bate à minha porta? (1967) até Touro Indomável (1980)

  • O começo da carreira
  • Os primeiros curtas na faculdade
  • As influências iniciais
  • As parcerias com Robert De Niro e Harvey Keitel
  • Máfia
  • A origem italiana
  • A música como guia espiritual
  • Homenagem ao cinema de outrora
  • Vontade de aprender
  • Boxcar Bertha, Alice Hyatt e Francine Evans x Johnny Boy, Travis Bickle e Jake La Motta
  • Caminhos Perigosos x O Poderoso Chefão
  • O inferno das drogas
  • Touro Indomável: da rejeição ao aplauso
  • Taxi Driver: à frente do seu tempo?
  • Os três Sonhos

 

MÓDULO 2: Resiliência
O Rei da Comédia (1982) até Os Bons Companheiros (1990)

 

MÓDULO 3: Resignação
Cabo do Medo (1991) até Vivendo no Limite (1999)

 

MÓDULO 4: Ressurreição
Gangues de Nova York (2002) até Silêncio (2016)

 

A primeira edição do curso Martin Scorsese: O Lobo de Hollywood – Uma jornada pessoal pelo cinema do maior cineasta vivo da atualidade aconteceu em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 de abril de 2017. Em duas tardes, foi proporcionado aos participantes um mergulho intenso e repleto de referências na obra do diretor vencedor de um Oscar, quatro Globos de Ouro, três Emmys, dois Spirit e quatro Baftas, premiado nos festivais de Cannes e Veneza, reconhecido quatro vezes pela Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA e sete vezes pelo National Board of Review. Os encontros são interativos e bastante expositivos, com a projeção em tela grande de sequências dos filmes comentados em classe, servindo tanto como exemplo dos argumentos ressaltados como também como convite e porta de entrada ao universo fílmico do realizador, servindo de apetite àqueles já familiarizados e também como estímulo aos que ainda não o conhecem de forma tão detalhada. Indicado a novatos e estudiosos, curiosos e cinéfilos, esta é uma oportunidade única de passear por algumas das cenas mais marcantes, revisitar performances memoráveis e rever tramas e situações que entraram para a história do cinema moderno. Interessados em agendar uma nova edição do curso em sua cidade, favor entrar em contato pelo e-mail robledo@papodecinema.com.br.

Ministrante: Robledo Milani
Crítico de cinema, é editor-chefe e criador do site Papo de Cinema. Presidente da ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul – e membro-fundador da ABRACCINE – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Trabalhou como produtor e diretor de programas de televisão, comentarista em rádio, repórter e colaborador especial em jornais e revistas. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e Os 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). É também responsável pelos cursos O Fantástico Cinema de Steven Spielberg (2011), Tim Burton: O Poeta das Sombras (2014) e Francis Ford Coppola: O Apocalipse do Chefão (2015), entre outros, apresentados em diversas cidades do Rio Grande do Sul e também em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará e Pernambuco.


Vídeo da semana

Repórter PdC :: Mundo Nerd