Leonard Nimoy

  • Leonard Simon Nimoy
  • 26 de março, 1931
  • Boston, Massachusetts, EUA
  • 27 de fevereiro, 2015
  • Los Angeles, Califórnia, EUA
  • Americano
  • Pai do diretor Adam Nimoy e da produtora Julie Nimoy.
  • Ator, Diretor, Produtor, Roteirista

Biografia

Filho de imigrantes judeus ucranianos, desde cedo demonstrou interesse em atuar, iniciando sua carreira artística aos 8 anos. Tendo frequentado a escola de atores em sua cidade, não demorou muito até abandonar os estudos e ir para Los Angeles, onde conseguiu seu primeiro papel no cinema, em Queen for a Day (1951). Sua estrela parecia estar brilhando, e na sequência foi chamado para ser um lutador de boxe em Kid Monk Baroni (1952). No entanto, o filme foi um fracasso, e na década seguinte, conseguiu apenas participações menores, a maioria na televisão. Chegou a ganhar tão pouco que teve que trabalhar como entregador de jornais para conseguir pagar suas contas.

Em 1953, foi convocado pelo exército. Durante o período militar, casou-se com sua primeira esposa, Sandi. Foi ela quem o convenceu a continuar atuando, enquanto ele pensava em desistir para procurar um emprego mais estável. Nos anos seguintes participou de séries como Perry Mason (1963) e The Man from U.N.C.L.E. (1964). Foi na série Jornada nas Estrelas que Nimoy deu vida a Spock, seu personagem mais conhecido. Por sua postura diferenciada, pela altura e pela voz grave, encaixou-se perfeitamente no estilo do então tenente-comandante da Enterprise. Neste papel, Nimoy integrou o elenco da série original Jornada das Estrelas (1966-1969). Participou ainda de episódios de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987-1994), e de seis filmes da saga – tendo dirigido dois deles: Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984) e Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986). Além disso, dublou personagens em vídeo-games inspirados na franquia também em outros filmes, como Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011).

Ainda trabalhando como ator e dublador, seguiu dirigindo sucessos, como a comédia Três Solteirões e um Bebê (1987). Voltou a interpretar o Sr. Spock em Star Trek (2009). Anunciou sua aposentadoria em 2010, mas voltou às telonas três anos depois, em Além da Escuridão: Star Trek (2013), para dar adeus definitvamente a Spock. Em 2014 tornou pública a informação de que sofria de uma doença crônica que obstrui os pulmões, causada, segundo ele, pelo tabagismo, vício que abandonara há mais de 30 anos. No dia 27 de fevereiro de 2015, sua esposa, Susan Bay Nimoy, confirmou que a morte do ator, aos 83 anos.