Sissy Spacek

  • Mary Elizabeth Spacek
  • 25 de dezembro, 1949
  • Quitman, EUA
  • Norte-americana
  • casada com o diretor de arte Jack Fisk (desde 1974)
  • Atriz

Biografia

Mary Elizabeth Spacek nasceu na cidade de Quitman, no estado do Texas, nos EUA. O apelido "Sissy" era a forma carinhosa de ser chamada pelos familiares. Após a morte de um de seus irmãos, em 1967, ela desistiu de tentar entrar em uma universidade, após se graduar na Quitman High School. Aos 18 anos, se mudou para Nova York, com objetivo de se tornar cantora. Na ocasião, teve ajuda de seu primo, o ator Rip Torn, que a matriculou no consagrado Lee Strasberg's Actors Studio, para que ela tivesse aulas de interpretação.

Estreou no cinema em A Marca da Brutalidade (1972), de Michael Ritchie, ao lado de Lee Marvin e Gene Hackman. Após se destacar no drama Terra de Ninguém (1974), de Terrence Malick, foi escolhida pelo cineasta Brian De Palma para protagonizar Carrie: A Estranha (1976), adaptação do clássico horror de Stephen King. A produção alavancou sua carreira como atriz, lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar e a tornou mundialmente famosa.

Em seguida, estabeleceu sua carreira cinematográfica, sendo premiada com o Oscar de Melhor Atriz por O Destino Mudou Sua Vida (1980), de Michael Apted, interpretando a cantora Loretta Lynn. Viria a ser indicada ao prêmio da Academia em outras quatro oportunidades nos anos seguintes, por Desaparecido: Um Grande Mistério (1983), O Rio do Desespero (1985), Crimes do Coração (1987) e Entre Quatro Paredes (2002).

Sissy é casada com o diretor de arte Jack Fisk desde 1974. Tem duas filhas, Schuyler Fisk e Madison Fisk. A atriz sempre se preocupou em manter sua vida pessoal longe dos holofotes, devido a isso se recusou a morar em Los Angeles, preferindo criar suas filhas em sua fazenda, localizada na Virginia.