Sean Connery

  • Thomas Sean Connery
  • 25 de agosto, 1930
  • Edimburgo, Escócia, Reino Unido
  • 31 de outubro, 2020
  • Nassau, Bahamas
  • Escocês
  • marido da pintora Micheline Roquebrune (desde 1975), pai do ator Jason Connery
  • Ator

Biografia

Nascido na localidade de Fountainbridge, em Edimburgo, Sean Connery é filho de Euphamia McBain e Joseph Connery. Ela era faxineira e ele empregado em uma fábrica e motorista de caminhão. Sean tem ainda um irmão, Neil Connery, que é palestrante. Antes de entrar para o cinema, teve diversos empregos, chegando a ter que polir caixões em uma funerária, ser leiteiro, motorista de caminhão e até fisiculturista. Também foi chamado para a Marinha, mas por problemas de saúde, acabou dispensado. Aos 23 anos, estava dividido entre atuar ou ser um jogador de futebol – e ainda que tenha se mostrado uma promessa no esporte, escolheu o cinema.

Não demorou muito para que encontrasse papéis em filmes menores e séries de TV. O primeiro foi em Lilacs in the Spring (1954), no qual teve uma participação curta e não é creditado no elenco. Um papel maior veio com No Road Back (1957). O filme abriu uma lista com outros títulos e programas de TV em que trabalharia até o final dos anos 1950. Seu primeiro grande destaque foi em 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), início da série 007, na qual interpretou o agente James Bond em mais seis filmes. Durante e depois do sucesso como o agente secreto mais popular dos cinemas, marcou sua carreira com grandes títulos, incluindo Marnie, Confissões de uma Ladra (1964), de Alfred Hitchcock; O Homem que Queria Ser Rei (1975), indicado a quatro Oscars; O Nome da Rosa (1986), vencedor de dois prêmios no BAFTA, sendo um deles o de Melhor Ator para Connery; e Os Intocáveis (1987), filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Em 1962, casou com a atriz Diane Cilento, com quem teve um filho, Jason, nascido em 11 de janeiro de 1963 e que também se tornou ator. O divórcio veio em 1973. Se casou novamente em 1975, com sua atual esposa, Micheline Roquebrune. Não teve outros filhos, mas seu primeiro neto, Dashiell Quinn Connery, nasceu em 1997. Há décadas é filiado e um dos colaboradores do Partido Nacional Escocês, que tem entre suas bandeiras a independência da Escócia do Reino Unido. Ainda que seja um apoiador declarado dessa luta, Connery recebeu o título de Sir, dado pela rainha Elizabeth II, por suas contribuições para as artes.