Ruth de Souza

  • Ruth Pinto de Souza
  • 12 de maio, 1921
  • Rio de Janeiro, Brasil
  • Brasileira
  • Atriz

Biografia

Ruth Pinto de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Até os nove anos de idade, viveu numa fazenda em Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio, em uma vila, no bairro de Copacabana. Se interessou pelo teatro em 1945 e logo ingressou no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento, tendo sido a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O'Neill. Em seguida, recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller e passou um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro.

Estreou no cinema em Terra Violenta (1948) e se destacou internacionalmente por seu papel como Sabina em Sinhá Moça (1953), pelo qual recebeu inúmeros elogios da crítica nos festivais de Berlim e Veneza. Na década de 1950, participou de radionovelas e começou a atuar nos teleteatros da TV Tupi.

Na década seguinte, adquiriu sucesso na televisão com a telenovela A Deusa Vencida (1965), de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior. Em 1968, integrou ao elenco da TV Globo, onde se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela em A Cabana do Pai Tomás (1969). Em 2013, recebeu um troféu honorário por sua contribuição ao cinema nacional na cerimônia do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.