Roger Moore

  • Roger George Moore
  • 14 de outubro, 1927
  • Londres, Inglaterra
  • 23 de maio, 2017
  • Crans-Montana, Montana, Suíça
  • Inglês
  • Ator

Biografia

Nasceu em Stockwell, zona sul de Londres, filho de Lilian e George Alfred Moore, que era policial. Chegou a servir ao exército britânico durante a 2ª Guerra Mundial, embora desde cedo demonstrasse vontade ser artista de diversas áreas. Mas o cinema acabou tomando grande espaço em sua carreira, sobretudo a partir dos anos 1940, quando fez seus primeiros filmes. Chegou aos Estados Unidos em 1953, e seu talento aliado à beleza fizeram com que a MGM se interessasse por ele, levando-o a assinar um contrato. Nessa mesma década teve papéis em títulos de destaque, como o vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Melodia Interrompida (1955). Ainda naquela década iniciou a carreira na televisão, fazendo séries como Ivanhoé (1958) and The Alaskans (1959).

Chamou atenção na telinha também ao participar de Maverick (1959-1961). Apesar de aparecer em várias séries, algumas bastante populares na Europa, muitas não tiveram o retorno de público esperado nos Estados Unidos. Esse quadro começou a ser mudado quando lhe foi oferecido o papel de James Bond em Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973), filme que arrecadou mais de US$ 126 milhões em todo o mundo. Moore estrelaria outros seis filmes como o agente secreto, papel que marcaria sua carreira a partir de então. A partir dos anos 1990 passou a fazer menos filmes na América, ganhando papéis em títulos produzidos na França, em Mônaco e na Eslovênia.

Em 1998 foi condecorado Commander of the Most Excellent Order of the British Empire, 3° posto mais importante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico, ordem real de cavalaria instituída no Reino Unido no início do século XX. Em 14 de junho de 2003 foi promovido a Knight Commander, 2° posto da mesma ordem, pelos seus serviços prestados ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Em 11 de outubro de 2007, ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood.