Richard Dreyfuss

  • Richard Stephen Dreyfus
  • 29 de outubro, 1947
  • Nova York, EUA
  •  Norte-americano
  • Filho da atriz Geraldine Dreyfuss
  • Ator

Biografia

Apesar de ter nascido em Nova York, cresceu em Los Angeles em meio ao mundo das estrelas de Hollywood, que o inspiraram a tornar-se ator. No final da década de 1960 começou a fazer pequenas pontas, mas foi durante os anos 1970 que realmente despontou como celebridade, estrelando dois dos primeiros sucessos de Steven SpielbergTubarão (1975) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), além de ter arrecado, já na sua primeira indicação, um Oscar de Melhor Ator por A Garota do Adeus (1977).

Em meio a rotina de celebridade, acabou se envolvendo seriamente com drogas, e até hoje afirma não ter lembranças das filmagens de De Quem é a Vida Afinal? (1981). Abdicou do vício, entretanto, após um acidente de carro pelo qual se sentiu muito culpado, apesar de não ter havido outros feridos além dele. Recusou depois disso retomar seus papéis nas continuações de Tubarão e Loucura de Verão (1973), além de ter desistido de participar do sucesso All That Jazz (1979) e da peça Os Produtores por não conseguir acompanhar o ritmo físico que os musicais lhe exigiam.

Apesar de ter anunciado aposentadoria em 2004, Dreyfuss continuou a trabalhar, mesmo que geralmente em colaborações menores. Em 2009 tentou uma nova investida no teatro na peça dirigida por Kevin Spacey, Complicit, em que, devido aos seus problemas de memória, sequelas do uso exagerado de drogas nos anos 1980, teve de usar um ponto de escuta no ouvido para que a produção pudesse lhe lembrar as falas durante a apresentação. Por causa desse fato, a montagem foi amplamente criticada e o The Daily Mail chegou a estampar como título de matéria um "Vamos Precisar de um Ponto de Escuta Maior", em referência à famosa fala do personagem de Roy Scheider, seu colega em Tubarão. Três vezes divorciado, é pai de um menino, Ben, e atualmente mora em San Diego, na Califórnia.