Danny Boyle

  • Daniel Boyle
  • 20 de outubro, 1956
  • Manchester, Reino Unido
  • Britânico
  • Diretor, Roteirista

Biografia

Nascido na Inglaterra e criado pelos pais católicos para tornar-se padre, foi aconselhado ainda jovem, justamente por um pastor, a não largar a escola para se inscrever no seminário. Escolhendo, então, o colégio, descobriu o teatro, no qual iria se especializar mais tarde na Universidade de Bangor, onde estudou Inglês e Dramaturgia. Dali conseguiu oportunidades de dirigir suas primeiras peças teatrais, chegando ao ponto de prestígio de ser responsável por cinco produções da renomada Royal Shakespeare Company.

Em 1987, já casado e pai de uma menininha, começa a trabalhar na BBC dirigindo pequenos programas locais, telefilmes e eventuais episódios de séries, até lançar seu primeiro longa-metragem para o cinema, Cova Rasa (1994). Filme de maior sucesso na Inglaterra naquele ano, a visibilidade recém conquistada abriu portas para dirigir outro sucesso, o aclamado Trainspoting: Sem Limites (1996). É quando se muda para os Estados Unidos para filmar em Hollywood Por Uma Vida Menos Ordinária (1997), fixando parcerias com o roteirista John Hodge, o produtor Andrew Macdonald e o ator Ewan McGregor.

Seu projeto subsequente é A Praia (2000), com Leonardo DiCaprio, baseado no livro de Alex Garland, autor que acompanhou as filmagens e acabou tornando-se amigo de Boyle, e com quem viria a colaborar no roteiro de seu trabalho seguinte: Extermínio (2002). Marcante filme de zumbi que introduziu o conceito de mortos-vivos que correm, causando um rebuliço e uma renovação no gênero, conseguiu ser mais um sucesso do realizador, que posteriormente se consagrou como um dos poucos diretores na história a ter levado os quatro prêmios mais importantes da indústria – Globo de Ouro, BAFTA, Director’s Guild e o Oscar - por um mesmo filme, no caso Quem Quer Ser um Milionário? (2008).

Em 2012, dirigiu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, e no final daquele mesmo ano recusou o título de Cavaleiro oferecido pela própria rainha e o primeiro ministro na festa de Honrarias do Ano Novo. Segundo Boyle, ele tem muito orgulho de ser um cidadão inglês como qualquer outro. Com três filhos já adultos, continua a se dedicar ao cinema atualmente.