O filme John Carter: Entre Dois Mundos é uma aventura fantasiosa, dirigida pelo cineasta Andrew Stanton, que acompanha um homem que vai a Marte. Esta trama é baseada no livro “Uma Princesa de Marte”, considerado um clássico da literatura pulp. Primeiro livro da série “Barsoom“, composta por 11 títulos, foi escrito por Edgar Rice Burroughs (1875-1950), autor conhecido como o criador de Tarzan. O ano de 2012 marca o centenário do personagem John Carter.

O filme acompanha John Carter (Taylor Kitsch), um ex-militar que vive no estado norte-americano de Virgínia no tempo do faroeste e já recebeu diversas honrarias por sua bravura em combate, mas está cansado da guerra. Seu objetivo agora é encontrar uma mina de ouro e ficar rico. Mas ao entrar em uma caverna acaba encontrando inesperadamente um portal que leva a outro planeta, no caso Marte, que, ao contrário do que pensariam os humanos, não seria um lugar desabitado. Lá, John Carter encontra outras civilizações e raças, que estão em guerra entre si.

O soldado norte-americano será encontrado por uma tribo de criaturas verdes. Um dos seus membros, Tars Tarkas (voz de Willem Dafoe), e sua filha Sola (voz de Samantha Morton) o acolhem. Por uma diferença de estrutura gravitacional, Carter consegue pular a grandes distâncias nesta terra estranha, o que lhe confere um poder especial perante os nativos. A seguir ele conhece a atraente princesa Dejah Thoris (Lynn Collins), uma “humana” que está prometida em casamento. A princesa acaba encontrando em Carter a ajuda para esclarecer um enigma sobre seu planeta, que ela chama de Barsoom.

Esta produção lembra outros filmes sobre viagens intergalácticas, como a série Star Wars, com humanos chegando em lugares repletos de criaturas estranhas, entre as quais a mais simpática é uma espécie de cachorro que elege Carter o seu novo dono. É uma trama que requenta receitas cinematográficas já conhecidas, com o forasteiro sendo a salvação de um povo para superar uma crise em curso. Mas pode valer se o espectador encarar como uma aventura para “sessão da tarde“.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, com ênfase nos Estudos Culturais. Formada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo pela UFRGS. Trabalha como repórter na área cultural no jornal Correio do Povo, em Porto Alegre.
avatar

Últimos artigos deAdriana Androvandi (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *