Com a estreia de Homem de Ferro 3, de Shane Black, nesta semana, os Estúdios Marvel dão início à Fase 2 das adaptações cinematográficas de seus maiores heróis. Isso só foi possível devido ao incrível sucesso da primeira etapa, que teve, curiosamente, seis passos muito bem elaborados e conectados um ao outro com bastante cuidado e perfeição.

Aproveitando a ocasião, portanto, elaboramos este 6 Graus (baseado na teoria Seis Graus de Separação, em que todo mundo, independentemente do lugar onde esteja, estaria ligado a qualquer outra pessoa em até seis níveis de distância) conectando os títulos da Fase 1 do Universo Marvel na tela grande. Ficaram de fora as adaptações anteriores – como Homem-Aranha (2002), Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2005) e X-Men: Primeira Classe (2011), por exemplo – adaptadas por outros estúdios. Confira – e admire-se!

01. Homem de Ferro (2008)

A Marvel fincou o pé no cinema de fez com esta incrível aventura, trazendo para os holofotes um personagem muito querido, mas que andava um tanto esquecido. Um dos maiores méritos da produção foi a escolha do elenco, encabeçado pelo incrível protagonista, interpretado por Robert Downey Jr

 

 

02. O Incrível Hulk (2008)

Robert Downey Jr, aliás, foi responsável pela primeira demonstração pública que a investida da Marvel no cinema era séria. Isso porque, após essa reinvenção do gigante esmeralda na tela grande, durante os créditos finais, quem aparece numa rápida e fulgurante participação? Ele mesmo, o Homem de Ferro – ou melhor, seu alter ego Tony Stark – que vai conversar com o General Ross (Willian Hurt) sobre a possível causa (ou seria solução?) dos problemas do Hulk (Edward Norton), o cobiçado “soro do supersoldado”…

03. Homem de Ferro 2 (2010)

Soro este, na verdade, que seria melhor desenvolvido como um dos motes da segunda aventura do Homem de Ferro na tela grande. Isto porque a droga era objeto de estudo constante do pai do herói, o industrial e cientista Howard Stark (foto acima) – que aparece em um explicativo flashback. Neste filme reencontramos, após termos sido apresentados no primeiro filme, o Agente Coulson (Clark Gregg)…

 

04. Thor (2011)

Coulson, experiente oficial da S.H.I.E.L.D., é também um dos responsáveis por descobrir a presença na Terra do deus nórdico Thor (Chris Hemsworth), que está numa batalha ferrenha com o próprio irmão, o diabólico Loki (Tom Hiddleston), pelo controle do poderoso Tesseract…

 

 

 

05. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Tesseract é, na verdade, um cubo cósmico gerador de poderes incalculáveis que já havia sido, décadas atrás, motivo de cobiça do temível Caveira Vermelha (Hugo Weaving), arqui-inimigo durante a Segunda Guerra Mundial do destemido Capitão América (Chris Evans)…

 

 

 

06. Os Vingadores (2012)

Capitão América que, assim como seus colegas Homem de Ferro, Hulk (agora interpretado por Mark Ruffalo), Thor, Gavião Arqueiro (Jeremy Renner, visto pela primeira vez em Thor) e Viúva Negra (Scarlett Johansson, reaparecendo após sua participação em Homem de Ferro 2) são reunidos sob o comando de Nick Fury (Samuel L. Jackson) para lutarem, juntos, contra uma perigosa ameaça extraterrestre. E após quase destruírem Nova York (mais uma vez), quem duvidava do sucesso deles nesta missão?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *