Mais uma ligação entre o cinema nacional e o cinemão hollywoodiano. De um lado, um thriller policial dirigido por Bruno Barreto. Do outro, um drama estrelado por Matthew McConaughey. Como estes dois filmes se conectam? Descubra logo abaixo!

Amor Bandido (1979)

Logo depois de ter conquistado plateias em todo o país com sua comédia apimentada Dona Flor e seus Dois Maridos, em 1976, o diretor Bruno Barreto resolveu partir para uma história policial. Amor Bandido (1979) é estrelado por Paulo Guarnieri, Cristina Aché e Paulo Gracindo e sua trama apresenta um delegado, um assassino de taxistas e uma prostituta/stripper. A ligação entre estes três personagens é o grande atrativo do longa-metragem, pois a mulher é filha do delegado e se envolve com o psicopata que está na mira de seu pai. Quem diria que o mesmo cineasta que assinou o pesado thriller Amor Bandido faria uma comédia romântica bem leve e divertida, quase vinte anos depois, chamada Bossa Nova?

 

Bossa Nova (2000)

Romance metade filmado em inglês, metade em português, Bossa Nova é estrelado pela então esposa de Bruno Barreto, Amy Irving, e o então galã global Antônio Fagundes. Na trama, vários pretendentes disputam a atenção da professora de inglês vivida por Irving, que mora no Rio de Janeiro desde que perdeu o marido. A atriz, ainda que tenha uma carreira longa no cinema e na tevê, talvez seja mais lembrada pelo seu primeiro papel de destaque, no terror Carrie – A Estranha.

 

Carrie – A Estranha (1976)

Baseado na obra de Stephen King, Carrie – A Estranha foi um sucesso na época, dirigido por Brian De Palma e estrelado por Sissy Spacek e Amy Irving. Na trama, uma adolescente menosprezada pelos seus colegas acaba se vingando dos maus tratos que sofria durante uma festa de formatura que ninguém jamais esqueceu. Uma das revelações do elenco de Carrie foi John Travolta, ator que alcançaria o sucesso logo depois com os musicais Embalos de Sábado a Noite (1977) e Grease (1978). Anos depois, Travolta se tornaria um ator de filmes de ação, como o ótimo A Outra Face (1997).

A Outra Face (1997)

John Woo já havia dirigido John Travolta no correto A Última Ameaça, ao lado de Christian Slater. Mas foi com A Outra Face que diretor e ator realmente surpreenderam o público. Com uma trama estapafúrdia, mas divertidíssima, Travolta e Nicolas Cage são inimigos que trocam de rosto. Um caçará o outro para reaver sua vida. Completam o elenco Alessandro Nivola e Gina Gershon.

Killer Joe (2012)

Gina Gershon faz parte do elenco de Killer Joe, o elogiadíssimo filme do mestre William Friedkin. Na trama, violenta e politicamente incorreta, dois irmãos querem colocar a mão na herança da mãe e, para isso, contratam os serviços de um matador de aluguel irreverente, interpretado por Matthew McConaughey.

Amor Bandido (2013)

Matthew McConaughey é um dos protagonistas de Amor Bandido, longa-metragem dirigido por Jeff Nichols, o mesmo do premiado O Abrigo. Na trama, dois adolescentes ajudam um foragido sujeito a resgatar sua alma gêmea, interpretada por Reese Whiterspoon. Esse sujeito fora da lei apaixonado será muito distante do assassino protagonista de Amor Bandido de Bruno Barreto, lançado em 1982? Assista aos dois filmes e descubra.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.
avatar

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *